Subscribe Now
Trending News

Presidente Nereu

Capa Portal Municipal de Turismo de Presidente Nereu

Apresentação

Em 3 de maio de 1928 Jose da Costa Miranda, considerado o fundador de Presidente Nereu, foi designado pela então diretoria da Colonização de Terras do Estado para localizar e demarcar a colônia Agrícola de Edelberto Brasilides de Oliveira. Em 22 de julho de 1928 Antonio Fernando Joenck, vindo pelo vale do rio Itajaí Mirim, fixou-se como primeiro morador, nas proximidades do atual Cemitério Público Municipal. Já o agrimensor José da Costa Miranda e Adalberto Brasilides de Oliveira vieram através do vale do Rio Itajaí-Açú.

Após demarcar as terras deste, o fundador de Presidente Nereu resolveu denominar o local por “Vila D’Alva”, em homenagem à filha do primeiro proprietário de terras. Esta denominação acabou não prevalecendo. Com a chagada de outros pioneiros, procedentes de diversos pontos do Estado, passaram a surgir novas designações para o lugar: Gaspar, Brusque Nova, Santa Rita, Boa Esperança e Naufrágio.

Com a criação do Distrito de Nilo Peçanha, em ato do então interventor do Estado Dr. Nereu Ramos, de 4 de Junho de 1935, foram nomeadas as primeiras autoridades – Escrivão de Paz: Jose da Costa Miranda, Juiz de Paz: Boaventura Jose de Souza, Juiz de Paz substituto: Moisés Burg, Sub-Delegado de Polícia: Maximiliano Cadilhac, e Intendente Distrital: João Evangelista Sant’Anna.

Dados do Município

Região Turística: Caminhos do Alto Vale
Área: 225.661 km (IBGE/2016)
População: 2283 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°16’38
Longitude: 49°23’25
Altitude: 390 m
Cidades próximas: Vidal Ramos, Ituporanga, Aurora, Lontras,  Apiúna, Botuverá, Indaial.

Caminhos do Alto Vale

Caminhos do Alto Vale, encanta por suas belezas naturais e pela cultura do seu povo. E para você aproveitar cada pedacinho desse paraíso que com seus recursos naturais potencializam a pratica do ecoturismo e aos esportes de aventura. Seus vales formam inúmeros cânions e corredeiras em seus rios, que propiciam a prática do rafting, rapel, canoagem e boia-cross em suas águas e desníveis fluviais. A vocação para o agroturismo é visível quando se degusta um autêntico café colonial ou almoço caseiro à base de produtos da terra, nas propriedades rurais que guardam riquezas culturais deixadas pelos imigrantes.

IDMS de Presidente Nereu

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Presidente Nereu.

Saiba Mais

Localização